Buscar
  • Pedro Costa Engenharia

Curva S e o andamento físico ou financeiro

A Curva S é provavelmente uma das mais antigas ferramentas de gerenciamento de projetos criadas e que continua sendo amplamente usada nos dias de hoje, isso podemos concluir porque, desde que temos notícia dos primeiros padrões utilizados para se gerenciar projetos já se fala também em Curva S.

A curva S tem esse nome devido a sua aparência quando usada em formato de linha (se parece com um S na maioria dos casos – não todos), porem ela é uma ferramenta que demonstra o acumulado de algum recurso que se pretende consumir durante um projeto.

Este recurso pode ser financeiro (moeda), quantidade de horas x homem trabalhadas, materiais, entre outros. Na maioria dos casos a análise é feita com valores financeiros (reais, dólar, etc).

De forma generalizada, os projetos se iniciam consumindo poucos recursos, principalmente em suas fases de concepção inicial e planejamento, quando começa a haver um aumento desse consumo. Nas fases de execução e controle, ocorre o maior consumo de recursos matérias, humanos e consequentemente, de custos. Este é o momento em que a curva se torna mais verticalizada.

Nas etapas de encerramento dos projetos o consumo dos recursos volta a ser menor e a linha da “Curva S” fica mais horizontal.

Esta ferramenta ajuda os empresários e gerentes a controlarem o andamento de seus projetos verificando facilmente desvios e tendências, por isso a Curva S é tão difundida e utilizada na engenharia civil no mundo.

No Brasil, principalmente pequenos empresários e em obras de pequeno porte costuma-se achar esse tipo de ferramenta desnecessária. Talvez por essa cultura tenhamos um numero tão maior de atrasos em obras pequenas do que em grandes empreendimentos.

Se você pretende construir, empreender, reformar, seja uma casa, uma pequena loja ou fábrica, não deixe de consultar um profissional ou empresa capacitada para gerenciar seu projeto, pois problemas de execução costumam ser muito mais caros do que o custo de um planejamento e controle por um engenheiro capacitado.


Variaçāo da Curva S

0 visualização
Design sem nome (8).png
​(+55) (12) 99119-4740 
pedro@pcostaeng.com.br
 

Pedro de Freitas Costa e Cia Ltda

R. Mal. Artur da Costa e Silva, 1736, sala 2 

Vila Jaboticabeira, Taubaté - SP, 12030-810

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon